Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2003 - 07h46

Portugueses acham pegadas de dinossauro com 135 milhões de anos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Pesquisadores anunciaram ontem a descoberta de cerca de 130 pegadas de dinossauro no oeste de Portugal, área já conhecida por seus achados do período Jurássico (de 180 milhões a 135 milhões de anos atrás).

As trilhas foram feitas por diversas espécies do grupo e estão bem preservadas, afirmou Octavio Mateus, paleontólogo e curador do museu de Lourinha (região central daquele país).

As pegadas foram descobertas por um morador da região, em agosto, e estão no litoral, cerca de 80 quilômetros ao norte de Lisboa. "Essa é uma descoberta muito importante", disse o pesquisador. "Ainda temos uma área grande para escavar e estamos muito ansiosos em relação ao que mais podemos achar."

De acordo com Mateus, que lidera os estudos na área, elas parecem datar do fim do Jurássico, período em que os mamíferos com placenta (como os humanos e a maioria dos membros do grupo hoje) começaram a aparecer no planeta, mas no qual os dinossauros e ainda dominavam todos os ambientes.

Nos últimos anos, a costa portuguesa já revelou um ninho de dinossauro com mais de cem ovos, alguns dos quais com embriões, e uma das maiores trilhas feitas por saurópodes (grandes dinossauros herbívoros de pescoço longo).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página