Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2003 - 17h27

Cientistas isolam gene associado a doença degenerativa da visão

Publicidade

da Agência Lusa

Cientistas norte-americanos identificaram um gene que consideram ser responsável por uma doença degenerativa da visão, o que poderá ajudar a evitar a cegueira em idade avançada.

Suspeita-se que o gene seja a principal causa de alguns casos de degeneração macular relacionada com a idade, uma doença complexa causada por vários fatores e que afeta pessoas com mais de 65 anos.

Pesquisadores da Oregon Health & Science University conseguiram localizar o gene ao estudaram uma grande família com uma história da doença. "Tivemos a sorte de encontrar uma família enorme com dez pessoas afetadas", diz Dennis Schultz, bioquímico que conduziu o estudo.

Terapia genética

Na degeneração macular ligada à idade, a área mais sensível da retina é afetada ao ponto de impedir a leitura de um livro ou mesmo o reconhecimento de um rosto. Nos casos mais graves, pode levar à cegueira total.

Se os cientistas confirmarem ser o gene a única fonte de alguns casos da doença --para o que serão necessários mais estudos--, será possível evitá-la com terapia genética, segundo Johanna Seddon, cientista de Harvard.

O estudo foi publicado na versão on-line do jornal "Human Molecular Genetics".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página