Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2003 - 17h44

Aquecimento dos oceanos leva ao desabamento de barreiras de gelo

Publicidade

da Agência Lusa

O desabamento de grande parte da barreira de gelo Larsen, na Antártida, ao longo dos dez últimos anos está relacionado com o aquecimento dos oceanos, conclui um estudo publicado na revista "Science".

Em janeiro de 1995 e fevereiro de 2002, a barreira de gelo Larsen sofreu dois grandes desabamentos na sua parte norte, que se fragmentou em "icebergs".

Uma equipe de pesquisadores britânicos liderada por Andrew Shepherd, da Universidade de Cambridge (Inglaterra), constatou que entre 1992 e 2001 o restante da barreira diminuiu cerca de 30 cm por ano. As medições de altitude foram realizadas por satélite.

"O aquecimento do oceano enfraqueceu progressivamente as camadas inferiores da barreira de gelo. A redução de espessura representa inevitavelmente um maior risco de formação de fendas", prevêem os estudiosos.

De acordo com a equipe de Shepherd, a parte da barreira de gelo analisada pode desabar dentro de cem anos.

"É possível que o enfraquecimento da barreira de Larsen estabeleça uma ligação entre o aquecimento global do clima e a desintegração de barreiras de gelo na Antártida", concluem os cientistas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página