Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2003 - 10h12

Colchão de densidade média é melhor para dor nas costas

Publicidade

da France Presse, em Paris (França)

O senso comum de que colchões duros são melhores para pessoas com dores nas costas caiu por terra depois que um estudo médico concluiu que colchões de densidade média são melhores para tratar o problema.

Pesquisadores espanhóis recrutaram 313 voluntários com dores lombares e substituíram seus colchões por outros, mais duros ou de densidade média.

Pediu-se aos voluntários que descrevessem o nível de dor que sentiam ao se deitar e se levantar de manhã, bem como o nível de incapacidade antes e três meses depois do estudo. Nenhum deles sabia o tipo de colchão em que se deitava.

As pessoas que usaram colchões de densidade média declararam uma melhora duas vezes maior nos níveis de dor e incapacidade em relação àquelas que usaram os mais duros, e apenas a metade disse ter precisado recorrer a analgésicos.

O estudo será publicado na edição deste sábado da revista médica britânica "The Lancet". O chefe do estudo foi o pesquisador Francisco Kovacs, da Fundação Kovacs de Palma de Mallorca.

A dor nas costas é um problema crônico e disseminado numa sociedade crescentemente sedentária e acarreta em perdas de produção de bilhões de dólares.

Até agora os médicos dispunham de opções limitadas para ajudar seus pacientes, recorrendo ao tratamento clínico com analgésicos, psicoterapia e até cirurgia, disse Jenny McConnell, especialista australiana em medicina desportiva.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página