Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2003 - 18h16

Tabaco aumenta riscos de câncer colo-retal

Publicidade

da Agência Lusa

Os riscos de câncer colo-retal aumentam claramente com o consumo de tabaco, e a existência de um familiar já atingido por esta doença deve ser um sinal de alarme, indica estudo publicado hoje no "Journal of the American Medical Association".

Uma equipe de cientistas norte-americanos examinou 3.121 pacientes de mais de 50 anos (96,8% de homens) sem sintomas de câncer. Concluíram que o risco de câncer colo-retal aumenta 85% nos fumantes.

O fator de risco na formação de tumores é também 66% maior para quem tenha um familiar próximo atingido pela doença. Os pesquisadores afirmam ainda que o elevado consumo de álcool aumenta levemente (mais 2%) o risco deste tipo de câncer.

Pelo contrário, o consumo de fibras de cereais e a ingestão de vitamina D parecem diminuir os riscos de câncer colo-retal em 5% e 6%, respectivamente, enquanto a tomada de um anti-inflamatório sem esteróides diminui esse risco em 34%.

Os cientistas citaram ainda outros fatores marginais de redução do risco, como atividade física e o consumo de coquetéis de vitaminas, de cálcio e de gorduras derivadas da carne vermelha.

"Será prudente recomendar aos pacientes que deixem de fumar, reduzam o seu consumo de álcool e façam exercícios regularmente, no quadro de medidas gerais de prevenção", dizem os autores do estudo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página