Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2000 - 19h56

Genética ajuda estudo sobre comunidades pré-históricas

da Folha Online

Um grupo de arqueólogos e geneticistas acredita estar às vésperas de desenvolver um método de encontrar registros históricos de 50 mil anos atrás, quando surgiu o primeiro humano. O novo horizonte para a história natural está nos estudos sobre a composição genética de populações vivas, noticiou hoje o jornal "The New York Times".

O primeiro estudo interdisciplinar na área foi desenvolvido sob a supervisão do cientista Martin Richards, da Universidade de Huddersfield, na Inglaterra. Ele estudou genes de grupos populacionais que derivam dos primeiros homens que entraram na Europa, há 45 mil anos.

O estudo traz hipóteses para explicar a origem de povos misteriosos, como os encontrados no País Basco ou no extremo da Escandinávia, que têm aspectos genéticos semelhantes e representam cerca de 6% da Europa. A pesquisa questiona a teoria de que a Europa foi "preenchida" apenas no período neolítico, com o advento da agricultura.

Para os cientistas, a possibilidade de obter dados sobre a migração de povos significa um alongamento da história para antes do surgimento dos primeiros documentos escritos, de cerca de 5.500 anos atrás.

"É impressionante o quanto a arqueologia está conseguindo aprender com a genética", afirmou o arqueólogo inglês Colin Renfrew ao "NY Times".