Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2003 - 04h04

Chinesa descobre verme que digere plástico

Publicidade

da Folha Online

Uma estudante chinesa descobriu um verme que digere plástico orgânico, material não-biodegradável que causa graves problemas ao meio ambiente, informou o "Diário da juventude chinesa".

"Penso que pode se aproveitar tal descoberta para resolver o sério problema da contaminação dos plásticos", afirmou Chen Zhongguang, 18, que descobriu que os vermes amarelos possuem uma enzima especial que digere o plástico.

A estudante descobriu no ano passado, de forma acidental, pequenas mordidas leves na espuma da caixa onde guardava os vermes para alimentar os seus pássaros. Chen está no terceiro ano do segundo grau, em um instituto de Xian, capital da Província de Shaanxi (região central da China).

Com a ajuda de seu pai, um professor de biologia, ela levou a experiência adiante e separou os vermes em dois grupos: alimentou um dos grupos somente com espuma e, o outro, com folhas e trigo.

Chen observou que os vermes que comiam espuma engordavam mais e seus dejetos, muito parecidos com os do outro grupo, continham restos plásticos, o que a levou a concluir que os vermes digeriram bem a espuma.

Depois de um ano de análise e trabalho de laboratório, Chen concluiu que existia uma certa enzima capaz de digerir o plástico, um material que não se degrada pela ação dos microorganismos e que permanece intacto durante centenas de anos.

O descobrimento pode ser aplicado para degradar os resíduos dos produtos e derivados do plástico, que até agora se acumulavam, eram reciclados ou queimados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página