Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2003 - 15h22

Mars Express entra na órbita polar de Marte, diz ESA

Publicidade

da France Presse, em Paris (França)

O satélite europeu Mars Express entrou nesta terça-feira na órbita polar de Marte, que o aproxima da superfície do "planeta vermelho" e permite planejar, a partir de 7 de janeiro, tentativas para entrar em comunicação com o módulo Beagle-2, informou à AFP um porta-voz da ESA (Agência Espacial Européia), em Paris.

"Tudo saiu bem e a Mars Express já está numa órbita polar que a faz sobrevoar o planeta entre 300 e 10 mil quilômetros de altura", disse Franco Bonacina, um porta-voz da ESA.

Durante as operações de correção da trajetória da sonda, que até a data evoluiu em uma órbita provisória equatorial, seu motor foi acionado nesta terça-feira por volta das 06h00 de Brasília durante 234 segundos para colocá-la na órbita que passará sobre os polos de Marte.

Esta órbita é necessária para permitir que o artefato percorra, durante sua missão de exploração, toda a superfície marciana.

Uma última correção para aperfeiçoar sua órbita está prevista para 4 de janeiro. A "nave-mãe" da missão disporá então "das melhores condições" para sobrevoar o local de pouso do robô britânico Beagle-2, do qual não se tem notícias desde que tocou o solo marciano, em 25 de dezembro, explicou o porta-voz da ESA.

A sonda Mars Express, lançada em junho passado para uma viagem de 400 km, é fruto do primeiro projeto exclusivamente europeu de exploração de Marte, em busca de rastros de vida passada ou presente no planeta vermelho.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página