Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2004 - 11h31

Sonda européia tenta hoje primeiro contato com o robô Beagle 2

Publicidade

da Agência Lusa

A sonda européia Mars Express tentará hoje pela primeira vez captar o sinal do robô britânico Beagle 2, que permanece silencioso desde que supostamente aterrissou em Marte, no dia 25 de dezembro do ano passado.

A Mars Express é a "nave-mãe" da missão da ESA (agência espacial européia) em Marte, destinada a encontrar eventuais vestígios de vida no planeta vermelho.

A sonda européia passará hoje a 375 km de altura do presumível local em que o Beagle 2 aterrissou, situação que aproveitará para tentar se comunicar com o robô britânico. A tentativa de captar o sinal do Beagle 2 ocorreu às 10h13 (horário de Brasília), mas os resultados só serão conhecidos duas horas mais tarde.

No total, serão feitas até 14 de janeiro mais seis tentativas para localizar o módulo de pouso europeu. O Beagle 2 deveria ter chegado à superfície do planeta vermelho às 2h54 de 25 de dezembro, mas está silencioso desde então --os cientistas da ESA ainda não conseguiram captar seu sinal, uma sequência de nove notas musicais compostas pela banda pop britânica Blur.

Os cientistas europeus tentaram em vão localizá-lo, entre 25 e 31 de dezembro, através dos radiotelescópios de Jodrell Bank, perto de Manchester (norte de Inglaterra) e de Stanford (Califórnia).

A missão norte-americana para Marte --que chegou ao solo marciano no último domingo e inclusive já estabeleceu comunicação direta com a Terra-- tentou também "escutar" o Beagle 2 através da sua nave Mars Odyssey, já em órbita marciana, mas também sem êxito.

As tentativas para explicar o silêncio do robô britânico vão desde simples problemas de compatibilidade de comunicações com a Mars Odyssey --as ligações entre os dois sistemas nunca foram testadas-- a um acidente no fundo de uma cratera, passando por uma antena mal regulada, mas cujo sinal poderá acabar por ser captado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página