Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2004 - 12h10

Acúmulo de lipídios no cérebro pode levar ao mal de Alzheimer

da Agência Lusa

Modificações no metabolismo de gorduras nos neurônios estão na origem do processo degenerativo conhecido como mal de Alzheimer, afirmam cientistas reunidos na conferência anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência).

De acordo com os pesquisadores do Laboratório de Neurociências do Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos, a concentração no cérebro de colesterol e de ceramida parece desencadear "uma cascata neurodegenerativa" que destrói os neurônios e leva à doença.

"Suspeitávamos que mudanças no metabolismo das gorduras das membranas dos neurônios desempenhavam algum importante papel no desenvolvimento do mal de Alzheimer. Mas, até agora, não tínhamos conseguido estabelecer uma ligação direta", explicou Mark Mattson, responsável pela pesquisa. "Com este estudo, mostramos como as alterações dos lipídios da membrana podem provocar a disfunção e morte das células nervosas", acrescentou.

Anti-oxidantes

Os resultados permitem explicar por que razão as substâncias anti-oxidantes, como a vitamina E, podem atrasar o desencadeamento da doença.

Trabalhando com ratos, os pesquisadores descobriram que o tratamento com vitamina E reduz os níveis de ceramida e colesterol nos neurônios.

"O nosso trabalho sugere que uma modificação da alimentação e a administração de medicamentos que impeçam a acumulação de colesterol e ceramida poderão ser eficazes para evitar o processo que conduz à doença", concluiu Mattson.