Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2004 - 11h04

Cientistas clonam rato a partir de neurônios do sistema olfativo

Publicidade

da Folha Online

Pesquisadores norte-americanos conseguiram, pela primeira vez, clonar um rato a partir de células nervosas maduras que compõem o sistema olfativo.

Publicado na edição eletrônica da revista "Nature", o trabalho foi inspirado no filme "O dorminhoco" ("Sleeper", 1973), de Woody Allen, segundo os pesquisadores. No filme, cientistas tentam clonar um ditador morto a partir do nariz.

O trabalho foi conduzido por Rudolf Jaenisch, do Instituto Whitehead de Pesquisa Biomédica do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês) e por Richard Axel, do Instituto Médico Howard Hughes, da Universidade de Columbia.

O estudo ajuda a responder antigas questões sobre o potencial de desenvolvimento de células maduras. Ao realizar seus experimentos, os pesquisadores buscavam determinar se uma simples célula nervosa do olfato, quando introduzida em um oócito --célula precursora de um óvulo-- com o núcleo esvaziado, poderia originar um rato adulto normal, dotado de todos os receptores olfativos.

O rato clonado demonstrou um sistema receptor de odores bem organizado, sem diferenças perante os ratos normais, relataram os pesquisadores.

"Nosso estudo demonstrou, pela primeira vez, que clones podem ser derivados de núcleos maduros de neurônios inseridos em um oócito", afirmou Jaenisc.

Segundo os especialistas, pesquisas anteriores falharam ao tentar clonar animais a partir de neurônios maduros.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página