Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2004 - 16h42

Vaca brasileira clonada dá origem a novo clone

Publicidade

da Folha Online

Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) anunciaram o nascimento da bezerra Vitoriosa, um clone da vaca Vitória, primeiro clone bovino da América Latina, nascido há três anos.

O animal da raça simental nasceu há duas semanas no Campo Experimental Sucupira, unidade da Embrapa localizada em Brasília (DF).

Divulgação
O clone da raça simental nasceu há duas semanas
O animal foi clonado a partir de células isoladas de um pedaço de pele retirado da orelha de Vitória quando tinha cerca de um ano de idade. Para o experimento, foram produzidos 35 embriões, implantados em 17 receptoras. Apenas a gestação de Vitoriosa chegou até o fim.

Desde seu nascimento, o estado de saúde da bezerra tem sido monitorado por especialistas da Embrapa e do Hospital Universitário da UnB (Universidade de Brasília) e apresentou crescimento normal.

Para Rodolfo Rumpf, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a pesquisa é importante devido às potenciais aplicações como, por exemplo, preservação de animais ameaçados de extinção.

De acordo com a Embrapa, exames genéticos realizados por uma empresa independente confirmaram que Vitoriosa é, de fato, um clone do clone.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página