Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2004 - 19h42

Astronautas vão deixar ISS vazia durante caminhada pelo espaço

Publicidade

da Folha Online

Os dois tripulantes da ISS (Estação Espacial Internacional) vão enfrentar uma missão arriscada na noite desta quinta-feira ao deixar a estação vazia por cerca de seis horas.

Esta é a primeira vez em cinco anos que a ISS vai ficar completamente vazia durante uma caminhada espacial. A Nasa (agência espacial norte-americana) decidiu permitir o procedimento depois de analisar os riscos e garantir a segurança dos astronautas em caso de fogo, descompressão, perda de controle ou queda de energia.

O norte-americano Michael Foale e o russo Alexander Kaleri vão realizar novos experimentos científicos e checar se há algum dano à nave devido a um estrondo metálico escutado em novembro passado, provavelmente causado pelo choque com lixo espacial.

Normalmente, nos casos de caminhadas espaciais, um terceiro membro permanece dentro da ISS para monitorar o sistema e os astronautas durante a missão. Mas, após o acidente com o ônibus espacial Columbia, em fevereiro de 2003, a tripulação permanente foi reduzida para duas pessoas para reduzir a demanda de suprimentos e, conseqüentemente, a necessidada de viagens de reabastecimento.

Os astronautas vão recolher experimentos que estão expostos do lado de fora da ISS por mais de dois anos e instalar um boneco chamado Matroshka. Trata-se da imitação de um torso humano recoberto por um equipamento similar a um traje espacial. Matroshka também está equipado com sensores para medir radiação e simular a reação de órgãos humanos.

Os cientistas querem saber a quantidade de radiação que um astronauta recebe para avaliar os riscos de enviar astronautas de volta à Lua e a Marte.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página