Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2004 - 18h33

EUA aprovam nova droga contra o câncer de cólon

Publicidade

da Folha Online

O órgão norte-americano responsável pelo controle de alimentos e medicamentos, a FDA, aprovou a comercialização de uma nova droga contra o câncer de cólon --uma porção do intestino grosso.

O medicamento previne a angiogênese, ou seja, o desenvolvimento de novos vasos sangüíneos que nutrem tumores. Além disso, evita que o tumor se espalhe por outras regiões do corpo, processo chamado de metástase. Segundo a FDA, a droga poderá ser utilizada em conjunto com quimioterapias.

Chamado Avistin, o medicamento fabricado pela Genentech --filial do grupo suíço Roche-- é uma versão geneticamente modificada de um anticorpo de rato.

Segundo a FDA, a droga parece anular a atividade de uma proteína natural chamada VEGF (fator de crescimento endotelial vascular, na sigla em inglês), responsável pelo crescimento de novos vasos sangüíneos. A droga corta o suprimento de sangue, oxigênio e outros nutrientes, evitando o crescimento do tumor.

A proteína foi descoberta em 1989 por cientistas da Genentech. Após a criação e modificação genética do anticorpo de rato, os testes clínicos em seres humanos começaram em 1997.

A companhia ainda está realizando testes para determinar se o medicamento também pode ser usado contra o câncer de próstata e de ovário, assim como formas letais de câncer de pele.

Com France Presse
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página