Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2004 - 17h00

Cientistas flagram crescimento e maturação de neurônios em adultos

da Folha Online

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram uma importante pista sobre o crescimento das células cerebrais em adultos que pode contribuir para o tratamento de pacientes portadores de doenças relacionadas à memória, como o mal de Alzheimer.

O estudo, que será publicado na edição desta sexta-feira do jornal "Brain Research", mostra pela primeira vez como os neurônios recém-nascidos crescem no cérebro de adultos e se integram dentro do hipocampo --área do cérebro relacionada com o aprendizado e com a memória.

A descoberta é significativa pois estes neurônios nascem em um estado primitivo, similar às células-tronco. Por isso, entender como elas se formam e se maturam pode ajudar as pesquisas com células-tronco para doenças neurológicas.

De acordo com Charles Ribak, pesquisador que conduziu o trabalho, sua equipe descobriu que os novos neurônios do cérebro de adultos criam sinalizadores neurais de um modo bastante semelhante ao encontrado no cérebro em desenvolvimento.

"O processo começa com células não-diferenciadas, que são células que não têm sinalizadores neurais como os dentritos e os axônios", disse Ribak. "Como as células-tronco também não são diferenciadas, elas têm o potencial de crescer e se maturar em novos neurônios de uma maneira similar", acrescentou.

O estudo de Ribak foi realizado em ratos. A intenção de sua equipe era estudar neurônios recém-nascidos para determinar quando começam as sinapses --ponto em que estas células se integram ao circuito neural.