Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2000 - 17h43

Energia nuclear é insustentável, diz comissária da União Européia

da Reuters
em Helsinque

O aumento do uso de energia nuclear não é uma alternativa viável para a redução na emissão de gases que provocam o efeito estufa, afirmou hoje a comissária da União Européia para assuntos ambientais, Margot Wallstrom.

"Minha opinião pessoal é de que temos de procurar soluções sustentáveis e, se criarmos um grande problema com o lixo, isso não será sustentável", informou a comissária.

Margot disse ainda que a energia nuclear era muito cara e que só poderia ser adotada pelos países desenvolvidos. Os países do Terceiro Mundo não poderiam arcar com os custos.

Uma indústria finlandesa na quarta-feira (15) pediu autorização do governo para construir a quinta usina nuclear do país.

A proposta do grupo Teollisuuden Voima estimou o custo do projeto entre US$ 1,44 bilhão e US$ 2,16 bilhões. O país produz atualmente 28 % de sua energia elétrica por meio de usinas nucleares. A quinta usina elevaria essa fatia para 35 %.

Alguns defendem a opção nuclear como forma de combater o aquecimento global, provocado por gases que provocam o efeito estufa e que são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis.

Críticos dessa tese, porém, afirmam que a opção nuclear oferece riscos ambientais muito altos e é uma forma antiga e cara de energia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página