Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2004 - 10h00

Navio nuclear de guerra pode explodir na Rússia

Publicidade

da Folha Online

O navio nuclear de guerra russo Pedro, o Grande foi levado do alto-mar para o porto de Severomorsk porque pode explodir a "qualquer momento", segundo informações da agência de notícias Interfax.

O alerta é do almirante Vladimir Kureyedov que diz que o acidente pode acontecer em razão do alto grau de degradação do navio. "Esta embarcação é especialmente perigosa, uma vez que há um reator nuclear dentro dela", disse Kuroyedov, acrescentando que decidiu tirar o navio de alto mar após inspecioná-lo na última semana.

O navio tinha sido levado ao mar de Barents --mesmo local onde afundou o submarino Kursk-- na última quarta-feira (17) para observar o lançamento de mísseis pelo submarino nuclear Novomoskovsk.

Segundo Kureyedov, as falhas foram detectadas em locais onde os almirantes nunca vão. "Nestes locais, a situação é tão ruim que o navio pode ir pelos ares a qualquer minuto", disse.

O almirante não informou quais eram os problemas, mas deixou claro que estavam ligados ao reator nuclear.

Arquivo/AP
Tripulação tem 2 semanas para consertar o navio de guerra

Kuroyedov estabeleceu o prazo de duas semanas para a tripulação fazer os reparos a bordo.

Pedro, o Grande freqüentemente abriga oficiais superiores, incluindo o presidente Vladimir Putin. Em 2003 ele foi declarado como o navio modelo da frota russa.

As declarações de Kuroyedov foram uma resposta a artigo publicado no jornal russo "Kommersant" em que dizia que o navio foi trazido do alto-mar como resultado de uma disputa de poder entre os almirantes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Chances de navio russo explodir são pequenas, diz especialista

    Especial
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página