Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2004 - 15h22

Salgadinho de pulmão bovino reduz anemia em crianças do PI

Publicidade

da Folha Online

Um salgadinho rico em ferro criado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) a partir do pulmão bovino está ajudando a combater a anemia em crianças de Teresina (PI).

Em uma creche da cidade onde as crianças foram alimentadas pelo novo salgadinho, a incidência da anemia --doença causada pela insuficiência de ferro no sangue-- caiu de 60% para 11,5% em apenas 55 dias de consumo do produto.

De acordo com José Alfredo Gomes Arêas, da Faculdade de Saúde Pública da USP, os salgadinhos foram produzidos com 78% de grão-de-bico, 12% de milho e 10% de pulmão bovino.

O pulmão passou por um processo de desidratação e teve a gordura extraída antes de ser incorporado ao produto final, aumentando em 20% o nível de proteínas do alimento.

Segundo Arêas, o aproveitamento do ferro contido no pulmão bovino é 140% maior que o do sulfato ferroso, usado como medicação contra a anemia.

Cerca de 45% das crianças brasileiras têm anemia e, em algumas regiões do país, este índice chega a 70%, segundo um relatório divulgado recentemente pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

A falta de ferro reduz a absorção de oxigênio pelo sangue e provoca problemas no sistema imunológico, no aprendizado e no processo de crescimento.

Com Agência USP
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página