Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2004 - 09h57

Pesquisadores fecham mapa genético de mais dois cromossomos do homem

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Um esforço liderado por pesquisadores no Reino Unido e nos EUA encerrou o mapeamento genético de mais dois cromossomos humanos, o 13 e o 19. Essas estruturas enoveladas abrigam o DNA de todos os seres vivos superiores, com informações que podem ser vitais para entender o desenvolvimento e o aparecimento de doenças.

O cromossomo 19, cuja seqüência de DNA foi "soletrada" por Jane Grimwood e seus colegas do Centro do Genoma Humano de Stanford, na Califórnia, é o que contém a maior quantidade relativa de genes, ou seja, de áreas de DNA que especificam a composição de proteínas. Várias de suas regiões parecem ser importantes para problemas como diabetes, colesterol alto e distrofia muscular.

Já o cromossomo 13, decifrado pela equipe de Andrew Dunham, do Wellcome Trust (Reino Unido), tem uma das menores concentrações de áreas funcionais do genoma humano. Apresenta só 633 genes, contra quase 1.500 do 19. Mas nele também aparecem trechos de DNA associados ao câncer de mama (como o gene BRCA2) e a doenças mentais, como o distúrbio bipolar. Suas áreas "vazias" talvez sejam importantes na regulação de outros genes.

Antes dos dados divulgados hoje na revista "Nature", já haviam sido mapeados os cromossomos 20, 21, 22, 7, 14, 6 e Y.

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página