Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2004 - 13h33

Grupo europeu vai estudar efeitos da radiação nos organismos vivos

Publicidade

da France Presse, em Paris (França)

Os efeitos de pequenas doses de radioatividade nos organismos vivos serão estudados na Europa por um programa de pesquisa iniciado nesta semana em Paris e do qual participam 33 laboratórios de 11 países.

Chamado Risc-Rad, o projeto tem um orçamento de 16 milhões de euros até 2008.

"O câncer induzido por radiação pode aparecer dez, vinte ou trinta anos depois da exposição", explicou Laure Sabatier, chefe do laboratório de radiobiologia e oncologia do Comissariado de Energia Atômica da França.

Segundo Sabatier, entretanto, alguns indivíduos são mais sensíveis aos efeitos dos raios X ou outras radiações iônicas e apresentam maiores riscos para o câncer.

O projeto tem como objetivo identificar o grupo de risco para o qual seria preciso reduzir as doses de radiação em tratamentos e exames de raios X.

Para Sabatier, entender porque um paciente é mais sensível pode ter repercussões nas práticas médicas e entre pessoas que trabalham na indústria nuclear.

Ao final das pesquisas, será criado um modelo matemático destinado a avaliar os riscos para as pequenas doses de radiação iônica.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página