Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2004 - 18h34

Regime de baixa caloria reduz riscos de infarto e derrame cerebral

Publicidade

da France Presse, em Washington (EUA)

As pessoas que limitam o consumo de calorias reduzem drasticamente os riscos de sofrer de diabetes, de ataque cardíaco ou derrame cerebral, segundo estudo publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

Os autores dos trabalhos, ligados à Faculdade de Medicina da Universidade de Washington em Saint Louis, avaliam que os riscos que correm as pessoas de 50 ou 60 anos de idade que adotaram um regime de baixas calorias são comparáveis aos das pessoas várias décadas mais jovens.

"Está claro, com base nestes resultados, que a restrição de calorias tem um poderoso efeito de proteção contra doenças associadas ao envelhecimento", disse John Hollszy, que coordenou o estudo publicado nesta segunda-feira pela Academia Nacional de Ciências.

"Ignoramos quanto tempo viverão as pessoas [que participaram do estudo], mas elas têm uma expectativa de vida muito superior à média porque, provavelmente, não sofrerão uma crise cardíaca, um derrame cerebral ou diabetes", continuou o pesquisador.

Os 18 participantes do estudo, com idades entre 35 e 82 anos, adotaram um regime de baixas calorias durante períodos de 3 a 15 anos. Seus resultados foram comparados com os de pessoas da mesma idade e mesmo sexo que seguiam uma típica dieta americana.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página