Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2004 - 14h21

Efeitos negativos do álcool superam benefícios

Publicidade

da France Presse, em Wiesbaden (Alemanha)

Os efeitos negativos do consumo de álcool superam amplamente os positivos, afirmaram nesta terça-feira vários pesquisadores que participam do Congresso de Médicos Generalistas da Alemanha.

"Não podemos nos enganar sobre relatórios que tratam dos efeitos positivos [do álcool] no sistema cardiovascular", disse Manfred Singer, criador da Fundação para a Pesquisa Biomédica do Álcool. "O dano é maior que o benefício", acrescentou.

Singer recomendou agir com "responsabilidade" no consumo do álcool. Segundo ele, isto significa que um paciente com hepatite C não deve beber sequer uma gota, mas uma pessoa saudável pode ingerir uma taça diária.

Segundo o cientista, os valores de referência têm sido fortemente corrigidos para baixo nas últimas décadas.

"Hoje, a quantidade potencialmente prejudicial é de 40 gramas de álcool no homem e de 20 gramas na mulher. Uma garrafa de cerveja contém, aproximadamente, 20 gramas de álcool puro. Fumar potencializa o risco", advertiu Singer.

Segundo o especialista, na Alemanha, morrem por ano 42 mil pessoas vítimas do consumo excessivo de álcool. Destes, 17 mil morrem de cirrose hepática.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página