Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2004 - 11h33

Meteorito vindo da Lua contém novo mineral

Publicidade

da Folha Online

Cientistas descobriram um novo mineral em um meteorito proveniente da Lua, que há quatro anos caiu na Terra, na região de Omã, principado do golfo Pérsico que faz fronteira com o Iêmen e a Arábia Saudita.

Segundo Mahesh Anand, pesquisador da Universidade do Tennessee que estudou a rocha, o mineral se formou pelo impacto de micrometeoritos contra a superfície da Lua.

Em artigo publicado na edição desta semana da "Pnas" (www.pnas.org) --a revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos--, Anand e seus colegas afirmam que a descoberta mostra que "tempestades espaciais" podem ajudar a criar materiais não vistos na Terra.

Batizado de "hapkeite", o novo mineral é formado por duas partes de ferro e uma de silício.

"Nós propusemos um cenário para a formação natural de silicatos de ferro que envolve derretimento e vaporização de solo lunar pelo impacto de micrometeoritos", disseram os pesquisadores que participaram do estudo.

O nome "hapkeite" é uma homenagem ao geólogo Bruce Hapke, da Universidade Cornell, em Nova York, que previu o processo de formação do mineral há 30 anos para explicar o escurecimento de rochas em corpos celestes sem água e atmosfera.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página