Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2004 - 07h13

Britânicos têm método para "cultivar" dente

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Cientistas britânicos estão desenvolvendo um método para "cultivar" dentes naturais para uso em tratamentos odontológicos, no lugar das próteses sintéticas atuais. Os únicos testes da técnica até agora foram feitos com camundongos, mas o grupo já criou uma empresa para oferecer o serviço a humanos no futuro.

A equipe é liderada por Paul Sharpe, pesquisador do King's College de Londres. A idéia é usar células-tronco (capazes de se diferenciar em qualquer tecido do organismo) extraídas do próprio paciente para criar, em laboratório, um tecido que daria origem a um dente completo.

Uma pequena cirurgia, com anestesia local, colocaria as células na gengiva. Em alguns meses, um dente novo surgiria, com raízes firmemente fixadas na mandíbula e vasos sangüíneos capazes de irrigar o dente.

Os testes tiveram sucesso em camundongos, mas ainda falta provar que a técnica funciona com seres humanos. "Não há razão pela qual não deveria funcionar em humanos, os princípios são os mesmos", disse Sharpe ao jornal britânico "The Guardian".

A companhia recém-criada pelo cientista e seus colegas anuncia suas intenções em site na internet (www.odontis.co.uk), mas ainda não está operando.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página