Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2004 - 09h51

Descoberto complexo residencial do tempo dos faraós

Publicidade

da France Presse, no Cairo

Uma missão arqueológica belga no Egito descobriu um complexo residencial do tempo dos faraós perto de uma mina de ouro nas montanhas ao longo do mar Vermelho, informou nesta terça-feira o Supremo Conselho Egípcio para Antigüidades.

"A missão belga, chefiada por Frank Vermeulen, pesquisou a área de três quilômetros quadrados e descobriu várias casas dos trabalhadores das minas de ouro", disse o presidente de Arqueologia Faraônica do conselho, Sabri Abdulaziz.

A nova descoberta fica a 120 km da cidade de Marsa Alam, 700 km ao sudeste do Cairo.

"Os egípcios da época faraônica costumavam construir complexos residenciais para os trabalhadores perto de minas, assim como fornalhas para fundir o ouro", explicou Abdulaziz. "Esta descoberta é muito importante porque revela novos complexos residenciais na região do mar Vermelho", acrescentou.

As minas de ouro mais importantes da época faraônica ficavam no vale Hamamat, na mesma região. Os egípcios também extraíam ouro das montanhas de Nuba e Sinai.

Além de usar a matéria prima na ornamentação diária, os egípcios mandavam seus faraós para a vida após a morte cobertos de ouro, como mostra a famosa máscara funerária de Tutancâmon.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página