Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2004 - 10h03

Robô de DNA dá seus primeiros passos

da France Presse, em Paris (França)

Químicos norte-americanos criaram o primeiro robô molecular bípede do mundo e o levaram para uma caminhada em laboratório, segundo artigo que será publicado na edição do próximo sábado da revista científica britânica "New Scientist".

As pernas do robô, que medem apenas 10 bilionésimos de um metro, são o primeiro equipamento em nanoescala capaz de movimento bípede.

O robô é capaz de "caminhar" porque é feito de segmentos de DNA --a molécula da vida, composta por uma cadeia dupla interligada por pares de elementos químicos, chamados bases.

Uma cadeia simples de DNA, semelhante a um lado de um fecho, dá o trajeto onde o robô irá caminhar.

O robô se parece a um compasso geométrico, com suas duas pernas formadas por 36 bases de DNA. Ele se prende à trilha graças a minúsculos fragmentos de DNA, que são introduzidos na solução que aderem ao caminho assim como às bases dos pés do robô, funcionando como uma âncora.

Para fazê-lo se mover para frente, outra peça de DNA é introduzida.

Ela "tira" a âncora da trilha, fazendo o pé do robô se mover para a frente e procurar a próxima âncora base ao longo do caminho.

Os inventores do robô são Nadrian Seeman e William Sherman, da Universidade de Nova York, que publicaram seu trabalho primeiramente na revista "Nano Letters".

"Persuadir o robô a levar uma carga, como o átomo de um metal, é o próximo desafio da equipe", segundo a "New Scientist".

Espera-se que a criação de equipamentos moleculares --uma especialidade conhecida como nanotecnologia-- forneça, no futuro, ferramentas miniaturizadas e altamente sofisticadas úteis para a computação, para a medicina e para a indústria.