Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2000 - 16h40

ONU rejeita opção nuclear para deter aquecimento global

da Reuters
em Haia

O chefe do Programa do Meio Ambiente da ONU (Organização das Nações Unidas) criticou hoje as propostas de incluir a opção pela energia nuclear como medida para deter o aquecimento global.

"Estou absolutamente convencido de que isso (a energia nuclear) não deve ser incluído em nenhum tipo de acordo", disse Klaus Toepfer durante a cúpula sobre o clima que ocorre em Haia, na Holanda.

Os defensores da energia nuclear a apresentaram como uma alternativa viável, argumentando que os reatores nucleares são limpos e não produzem dióxido de carbono, o principal gás entre os que provocam o efeito estufa _responsável pelo aquecimento da Terra.

EUA e o Japão afirmaram que dariam apoio aos planos que permitissem o custeamento de projetos nucleares em países em desenvolvimento como parte dos esforços para conter a emissão de gases. Assim, eles poderiam obter créditos de emissão, que lhes permitiria contornar em parte os cortes de emissões em seu território.

Os ambientalistas atacaram essa opção, dizendo que a energia nuclear representa uma ameaça à segurança e criaria problemas a longo prazo, na forma de lixo radioativo.

A conferência busca elaborar um acordo que detalhe o Protocolo de Kyoto, assinado no Japão há três anos e que prevê a redução das emissões em 5,2% em relação aos dados de 1990.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página