Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2004 - 14h18

Trabalhar pelo dinheiro dá mais satisfação, diz estudo

Publicidade

da Agência Lusa

Quem ganha na loteria ou consegue dinheiro fácil alcança menos satisfação do que aqueles que trabalham duro para conquistar o que desejam.

Pelo menos é o que dizem cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, após estudarem a atividade cerebral no striatum --região associada ao processo de recompensa e de prazer.

Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram dois grupos. Em um deles, os voluntários eram pagos para jogar um game de computador, enquanto no outro, os voluntários ganhavam dinheiro sem desempenhar tarefa alguma.

De acordo com os pesquisadores, em artigo publicado na edição desta sexta-feira da revista "Neuron", o stratium só era ativado quando os voluntários ganhavam dinheiro após o trabalho.

"As pessoas ficam mais estimuladas quando têm de fazer alguma coisa para serem pagas do que quando recebem dinheiro passivamente", acredita o psiquiatra Gregory Berns, responsável pelo trabalho.

Berns sugere que o cérebro foi estruturado desta maneira pela natureza.

"Não acredito que [o cérebro] tenha evoluído para nos sentarmos no sofá e esperar que as coisas caiam do céu", comentou o especialista, acrescentando que esta região do cérebro também está associada com o vício de drogas.

Segundo o pesquisador, outros estudos já mostraram que "há evidências substanciais de que as pessoas que ganharam na loteria não eram felizes um ano depois".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página