Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2004 - 17h39

Molécula mata células infectadas pelo vírus da Aids

Publicidade

da Folha Online

Uma molécula natural do sistema imunológico pode ser uma chave para acabar com o vírus da Aids, disseram pesquisadores norte-americanos.

Segundo artigo publicado nesta terça-feira na versão on-line do "Jornal de Virologia", cientistas da Clínica Mayo conseguiram manipular a molécula conhecida como Trail para destruir as células infectadas pelo HIV.

Em experiências in vitro com células de pacientes contaminados, os pesquisadores conseguiram eliminar completamente todos os traços do HIV em três das cinco amostras testadas.

De acordo com os pesquisadores, a Trail é uma molécula produzida por células do sistema imunológico. E, por razões ainda desconhecidas, possui a habilidade de matar células anormais, enviando sinais que as levam à morte, enquanto preserva as células saudáveis.

Esta habilidade está sendo pesquisada por diversos grupos para o tratamento de câncer. A equipe de Andrew Badley, chefe do grupo de imunovirologia da Clínica Mayo, é a primeira a publicar os resultados do uso da Trail como um possível tratamento para a infecção pelo vírus da Aids.

Anti-retrovirais

Os medicamentos anti-retrovirais disponíveis atualmente combatem a Aids impedindo que o HIV se multiplique. Entretanto, estas drogas não matam as células infectadas. Assim, o vírus fica em um estado latente, no que os cientistas chamam de reservatório de descanso.

Se o paciente interrompe inesperadamente o tratamento --baseado em uma grande quantidade diária de pílulas-- o vírus volta a infectar células saudáveis.

"Se pudermos encontrar uma maneira de matar o vírus que está presente no reservatório de descanso, nós estaremos em um caminho promissor para encontrar uma cura para a Aids", disse Badley.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página