Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2004 - 16h19

Robô da Nasa sobrevive ao frio após modo de "sono profundo"

Publicidade

da Folha Online

O robô da Nasa (agência espacial norte-americana) Opportunity superou a fria noite de Marte apesar de ter sido colocado sob modo de "sono profundo" --um desligamento mais completo para poupar energia, mas que poderia danificar alguns de seus instrumentos.

O robô carrega suas baterias com energia solar. Mas, ultimamente, só tem sobrado energia para uma ou duas horas de funcionamento.

O problema acontece por causa de um defeito em um aquecedor interno do robô que os engenheiros do JPL (Laboratório de Propulsão à Jato, na sigla em inglês), da Nasa, ainda não conseguiram solucionar. Este dispositivo permanece constantemente ligado, drenando energia.

Além disso, a proximidade do inverno no hemisfério sul marciano tem diminuído a quantidade de luz solar. E, se não bastasse, o excesso de poeira sobre os painéis solares do robô também contribui para a menor capacidade de carga das baterias.

O modo de "sono profundo" já tinha sido testado uma vez e foi colocado em uso regular desde a última quinta-feira (27). O procedimento pode destruir seu mini-espectrômetro de emissão termal, um dos instrumentos de pesquisa do robô, conhecido como Mini-TES, se a temperatura cair muito.

"Sobrevivemos bem à noite [com o modo "sono profundo"] e conseguimos poupar a energia que esperávamos", disse Chris Lewicki, do JPL. "O mais importante é que nosso Mini-TES sobreviveu. Mas nós estamos perigosamente próximos de uma temperatura que o instrumento não poderá suportar."

Tanto o Opportunity quanto seu gêmeo, o Spirit --que explora o outro lado do planeta vermelho-- já concluíram com êxito a missão principal, que tinha como objetivo explorar a superfície de Marte em busca de dados sobre a possibilidade de o planeta já ter abrigado vida.

As análises de rochas e do solo demonstraram que o planeta vermelho já teve água em estado líquido. A região do Meridiani Planum, onde pousou o Opportunity, chegou a abrigar um mar de água salgada semelhante aos mares encontrados na Terra.

Com o sucesso da missão, a Nasa decidiu prolongar o funcionamento dos robôs no planeta até, pelo menos, setembro. Isto é, se o Spirit e o Opportunity conseguirem sobreviver ao inverno de Marte.

Com Reuters

Leia mais
  • Nasa coloca robô sob "sono profundo" em Marte
  • Robôs da Nasa continuam ativos em Marte até setembro
  • Marte já teve mar de água salgada, diz Nasa

    Especial
  • Veja as imagens do planeta vermelho feitas pelo robô Spirit
  • Confira o que o jipe Opportunity já viu em Marte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página