Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2004 - 12h04

Sonda Cassini chega a 16 milhões de quilômetros de Saturno

Publicidade

da Folha Online

As imagens de Saturno, de seus charmosos anéis e de suas 31 luas conhecidas estão ficando maiores do ponto de vista da sonda Cassini, que está bastante próxima do ponto de encontro com o planeta, depois de anos de viagem através do Sistema Solar.

Divulgação/Nasa
Imagem obtida pela sonda Cassini em 21 de maio
De acordo com a Nasa (agência espacial norte-americana), a Cassini atingiu ontem a distância aproximada de 16 milhões de quilômetros de Saturno.

"O objetivo da [missão] Cassini-Huygens é muito simples: permitir reescrever a história do senhor dos anéis", disse Charles Elachi, diretor do JPL (Laboratório de Propulsão à Jato), da Nasa.

Na próxima semana, a sonda vai atingir Febe, uma das mais externas luas de Saturno. No final do mês, seu foguete será acionado para uma manobra que a coloque em órbita do planeta em 1º de julho para, pelo menos, quatro anos de observações.

De acordo com Robert Mitchell, especialista do JPL que chefia a missão, a Cassini já passou por um completo teste de inserção orbital, embora o foguete não tenha sido acionado.

A bordo da Cassini, está Huygens, sonda da ESA (Agência Espacial Européia) que em janeiro pousará em Titã, outra lua de Saturno.

Com um custo de US$ 3 bilhões, a missão Cassini-Huygens foi lançada em 1997, da Flórida, para uma viagem de 3,5 bilhões de quilômetros até Saturno.

Com Associated Press

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre Saturno

    Sites relacionados
  • Saiba mais sobre a missão da sonda Cassini
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página