Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2004 - 12h07

Droga para colesterol alto pode ser usada contra câncer

Publicidade

da France Presse, em Nova Orleans (EUA)

Medicamentos utilizados para reduzir o colesterol se revelaram úteis na prevenção do câncer cólon-retal, segundo resultados apresentados no domingo (6) por oncologistas reunidos em um congresso dos Estados Unidos.

As drogas em questão são as estatinas, que bloqueiam o funcionamento de uma enzima necessária ao organismo para produzir o colesterol.

Os dados clínicos apresentados no congresso mostraram que as estatinas também têm potencial de reduzir o risco de câncer cólon-retal em 51%.

"Os resultados pedem estudos suplementares. Ainda é cedo para recomendar aos pacientes que tomem estatinas para diminuir os riscos de câncer cólon-retal", ponderou Stephen Gruber, da Universidade de Michigan, que apresentou seu trabalho durante congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Nova Orleans, na Louisiana.

Osteoporose

Além disso, um longo estudo mostrou que o raloxifene --um remédio utilizado para prevenir e tratar a osteoporose em mulheres na menopausa-- diminui nitidamente o risco de câncer de mama invasivo entre as mulheres que tomavam este medicamento há oito anos.

Estas mulheres reduziram em 59% o risco para o câncer de mama em relação às que formaram o grupo de controle.

"Nossos resultados se somam aos que sugerem que este remédio pode reduzir o risco de câncer da mama", afirmou Silvana Martino, do Cancer Institute Medical Group em Santa Monica, na Califórnia, que liderou o estudo.

Especial
  • Arquivo: confira mais notícias sobre colesterol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página