Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2004 - 16h56

Células-tronco podem ajudar a combater calvície

Publicidade

da France Presse, em Berlim (Alemanha)

A queda de cabelo poderá ser interrompida ou reduzida no futuro com o uso de células-tronco, previu nesta quinta-feira, em Berlim, uma pesquisadora da Clínica Universitária Charité.

"Acreditamos que nos próximos anos poderemos ajudar pessoas com este problema a deter a queda de cabelo, aplicando nelas tratamentos baseados em células-tronco", disse Ulrike Blume-Peytavi, especialista em dermatologia.

A especialista participa de um congresso científico internacional (www.hair2004.de) sobre tratamentos contra a queda de cabelo, que acontece até sábado em Berlim.

"O tratamento com células da própria pessoa afetada pela calvície pode ser uma alternativa ao transplante de cabelo", disse Wolfram Sterry, diretor da clínica dermatológica do hospital Charité.

Os cientistas testaram em camundongos o crescimento de cabelo em regiões onde normalmente não há bulbos capilares, como as orelhas.

Sterry disse que a aplicação desta terapia em seres humanos poderá ser realizada de um a quatro anos.

A maioria dos homens que chegaram aos 50 anos sofrem com queda de cabelo, aprofundamento das entradas ou calvície, e 20% das mulheres de 20 a 30 anos já começam a apresentar queda de cabelo, segundo estudos da clínica Charité.

Segundo os cientistas, a alternativa das células-tronco promete sucesso a curto prazo. Elas são retiradas dos locais onde cresce cabelo e depois injetadas na pele onde houve perda.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre calvície
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página