Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2004 - 17h06

Cometas trouxeram vida para a Terra, dizem cientistas alemães

Publicidade

da France Presse, em Darmstadt (Alemanha)

Cientistas alemães descobriram novos indícios de que um cometa pode ter trazido vida para a Terra, ao carregar em suas partículas coenzimas similares às do tipo "PQQ" --parte importante na cadeia para a formação da vida, disse um pesquisador do Instituto Max Planck de Katlenburg-Lindau.

Os cientistas descobriram no espaço, através da sonda americana "Stardust", moléculas que constituem uma das premissas para a produção de material orgânico.

"Pela primeira vez, constatou-se, ao analisar poeira cósmica, a presença de coenzimas similares às do tipo 'PQQ', que constituem uma parte importante da cadeia para a formação da vida", disse Jochen Kissel, cientista do Instituto Max Planck de Aeronomia.

"As coenzimas do tipo 'PQQ' se encontram em todos os seres vivos, exceto nas arqueobactérias [encontradas em águas muito salgadas ou em ambientes de temperaturas acima dos 70ºC]", destacou Kissel.

Até agora, os cientistas não puderam explicar como estas substâncias chegaram antes da formação da vida na Terra.

Segundo a nova explicação, assim como muitas outras moléculas, as coenzimas chegaram ao planeta no passado através de poeira cósmica trazida por cometas.

Estas moléculas teriam criado os primeiros materiais genéticos por meio de combinações de nitrogênio e CO2 (dióxido de carbono).

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o assunto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página