Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2004 - 09h25

Piloto da SpaceShipOne deve entrar para o "Guinness"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O vôo do veterano piloto de testes Mike Melvill, 62, a bordo da SpaceShipOne, além de "inaugurar" o espaço para naves da iniciativa privada, deve entrar para o "Guinness", o livro dos recordes.

Além disso, o piloto americano de origem sul-africana foi o primeiro civil a receber as pequenas asas de astronauta da FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês), a agência do governo americano que regulamenta o setor aéreo.

"O céu estava muito preto acima de mim e ficava muito azul acima do horizonte", disse Melvill, que, ao chegar ao solo, foi saudado por Buzz Aldrin, um dos primeiros a andar na Lua.

Melvill, conhecido por ser o detentor de recordes de altura e velocidade para diversos tipos de aeronave, tem mais de 6.400 horas de vôo em 111 tipos de avião e sete tipos de helicópteros. Como piloto profissional, testa de aviões de corrida a protótipos de jato.

O piloto disse ter aberto no auge do vôo um pacote de chocolates M&M's, para aproveitar a ausência de gravidade. "Os M&M's saíram girando como pequenas coisinhas brilhantes", disse o piloto. "O vôo de Melvill abre um novo capítulo na história, trazendo o espaço para perto de cidadãos comuns", disse Patti Grace Smith, representante da FAA responsável pela homenagem.

O piloto, que também é vice-presidente da empresa responsável pelo vôo, a Scaled Composites, disse que pretende descansar por enquanto e deixar o espaço de lado. "Agora acho que vou parar com isso um pouco e andar na minha bicicleta", afirmou Melvill.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre a SpaceShipOne
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página