Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2004 - 15h27

Nasa estuda oferecer prêmios a aventureiros espaciais

Publicidade

da Folha Online

A Nasa (agência espacial norte-americana) estuda oferecer prêmios em dinheiro para encorajar o desenvolvimento de novas missões espaciais financiadas por capital privado.

Segundo Michael Lembeck, do departamento de sistema de exploração da Nasa, os prêmios seriam destinados a exploradores particulares que realizassem feitos históricos, como aterrissar na Lua ou trazer um pedaço de asteróide para a Terra.

"O que estamos buscando é uma inovação como a que Burt Rutan nos trouxe", disse Lembeck, referindo-se ao projetista da SpaceShipOne que, nesta segunda-feira (21), se tornou a primeira nave particular a atingir a fronteira do espaço, 100 km acima do deserto californiano de Mojave.

Lembeck afirmou que a Nasa considera oferecer entre US$ 10 milhões e US$ 30 milhões para incentivar o desenvolvimento de veículos espaciais e até "duas centenas de milhões de dólares para o primeiro vôo orbital particular" --a SpaceShipOne não chegou a entrar em órbita da Terra.

Prêmios como estes parecem estar de acordo com a visão de uma comissão da Casa Branca que estudou os planos do presidente norte-americano George W. Bush de lançar missões tripuladas para a Lua e, possivelmente, para Marte.

Entre outras recomendações, a comissão sugere que a indústria privada desempenhe um papel maior no futuro da exploração do espaço.

Lembeck, porém, enfatiza que os projetos mais perigosos e dispendiosos devem continuar sob a direção da Nasa.

Com Reuters

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre exploração espacial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre a SpaceShipOne
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página