Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2004 - 17h33

Alemães encontram macaco de região tropical em hibernação

Publicidade

da Folha Online

Por muito tempo se acreditou que a hibernação era um recurso de mamíferos como os ursos e as marmotas para fugirem das baixas temperaturas de inverno. Porém, uma descoberta de pesquisadores alemães indica que a capacidade de hibernar não é exclusiva de animais das regiões mais gélidas do planeta.

De acordo com artigo publicado na revista "Nature", pesquisadores da Universidade Philipps, em Marburg, na Alemanha, encontraram um tipo de macaco de Madagascar --onde as temperaturas no inverno chegam a 30ºC-- que dorme em buracos de árvores durante sete meses do ano.

"Nossa descoberta é a primeira confirmação fisiológica de hibernação prolongada de um mamífero tropical, assim como a primeira prova de hibernação em primatas", disse Gerhard Heldmaier, que liderou o trabalho.

"Este estudo mostra que a hibernação não tem nada a ver com o frio --ela pode acontecer mesmo em um ambiente quente", acrescentou.

Em vez de escapar das temperaturas frias, Heldmaier afirma que o lêmure anão de rabo gordo estava poupando energia por causa da escassez de comida durante a estação seca.

Com Reuters

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre hibernação
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página