Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2004 - 18h09

Temperatura global está aumentando mais rápido que o previsto

Publicidade

da France Presse, em Washington (EUA)

Uma simulação por computador demonstrou que as temperaturas mundiais podem estar aumentando mais rápido do que o previsto pelos cientistas.

O computador do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas prevê que as temperaturas aumentarão 2,6ºC caso os países continuem emitindo grandes quantidades de CO2 (dióxido de carbono) --gás apontado como maior responsável pelo efeito estufa.

Estimativas anteriores apontavam um aumento de 2ºC.

A informação do Sistema Modelo para a Comunidade Climática, conhecido como CCSM3, será apresentada no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas --um organismo internacional de especialistas, instaurado pelas Nações Unidas para assessorá-la sobre temas relacionados com o impacto ambiental das mudanças climáticas.

Segundo a Fundação Científica Nacional Americana, uma variedade de modelos foram usados anteriormente para entender as conseqüências no ambiente do CO2.

Os níveis de CO2 na atmosfera aumentaram significativamente nas últimas décadas e continuam em ascensão. Se as emissões deste gás dobrarem, as temperaturas mundiais aumentarão significativamente, concordam vários cientistas.

Mas as novas investigações foram incapazes de obter resultados consistentes sobre o impacto de outras fontes no aquecimento mundial, como a radiação das nuvens ou raios e o efeito dos aerossóis no ambiente, o que permite determinar o impacto da própria natureza no aumento das temperaturas.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre efeito estufa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página