Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2004 - 15h51

Realidade virtual ameniza dor em procedimentos médicos

Publicidade

da Folha Online

Mais que brincadeiras em "outros mundos", a realidade virtual pode representar um alívio para pessoas que precisam passar por procedimentos médicos dolorosos.

De acordo com artigo publicado pela revista "NeuroReport", a realidade virtual não apenas distraiu os voluntários que passaram por experiências desconfortáveis como também reduziu a atividade do centro cerebral relacionado à dor.

Para Hunter Hoffman, pesquisador da Universidade de Washington que coordenou o estudo, a experiência é a primeira evidência objetiva de que a realidade virtual pode atuar como um analgésico.

Hoffman e sua equipe já tinham descoberto que um mundo criado por computador pode reduzir a dor de pacientes. Mas o último trabalho mostrou mudanças reais na atividade cerebral responsável pelo processamento da dor.

Para a pesquisa, a equipe de Hoffman contou com a participação de oito homens.

Todos usavam um capacete que gerava um mundo virtual ao mesmo tempo que obtia imagens da atividade cerebral. Além disso, os voluntários recebiam choques curtos nos pés que, embora toleráveis, causavam sensação de calor.

De acordo com Hoffman, a tecnologia já foi usada para reduzir a dor de pessoas que passaram por tratamentos de queimaduras, geralmente muito dolorosos.

Com Reuters

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre realidade virtual
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página