Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2004 - 10h24

Novas imagens dos anéis de Saturno revelam detalhes em ultravioleta

Publicidade

da Folha Online

Após a euforia das primeiras imagens dos anéis de Saturno obtidas durante a chegada da sonda Cassini ao planeta, na semana passada, os cientistas da Nasa (agência espacial norte-americana) começam a analisar com mais calma os dados recebidos.

AP/University of Colorado
Imagens em ultravioleta obtidas por instrumento da sonda Cassini durante chegada a Saturno
Ontem, o JPL (Laboratório de Propulsão a Jato, na sigla em inglês), da Nasa, divulgou imagens em ultravioleta que devem ajudar a compreender a origem, a composição e a modificação dos anéis ao longo do tempo.

De acordo com Joshua Colwell, cientista que faz parte da equipe de imagens ultravioleta da Cassini, as fotos são bastante diferentes do que os olhos humanos veriam. Entretanto, as cores falsas aumentam o contraste e revelam detalhes dos anéis.

O especialista explica que as faixas em turquesa são compostas basicamente por gelo, enquanto as vermelhas, mais finas, menos densas e em menor quantidade, são feitas de poeira espacial --um material que atrai a curiosidade dos pesquisadores.

As imagens foram obtidas por um instrumento de US$ 12,5 milhões chamado Uvis (Espectrógrafo de Imagem Ultravioleta, na sigla em inglês).

A missão Cassini-Huygens é um projeto conjunto entre as agências espaciais norte-americana, européia e italiana que custou US$ 3,3 bilhões.

Durante os quatro anos de funcionamento --em que completará 76 órbitas em torno do gigante gasoso-- Cassini deve coletar importantes dados sobre o planeta, seus anéis e suas 31 luas conhecidas.

Com Associated Press

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a missão Cassini-Huygens
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página