Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2004 - 11h59

Robôs da Nasa podem ganhar mais tempo de vida em Marte

da Folha Online

Representantes da equipe dos robôs Opportunity e Spirit estão negociando com o alto escalão da Nasa (agência espacial norte-americana) a extensão da missão em Marte para além de setembro.

Segundo revela a "BBC New Online" (news.bbc.co.uk), Jim Erickson, diretor de projeto dos robôs, e Firouz Naderi, diretor de exploração do Sistema Solar do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), estão tentando convencer o administrador associado da Nasa, Ed Weiler, a liberar fundos para a continuidade da operação.

Quando foram lançados, os robôs tinham uma missão principal a cumprir que duraria 90 dias. Após descobertas importantes, como a confirmação de que o planeta já teve água líquida, a Nasa concordou em estender a vida do Opportunity e do Spirit até 250 dias marcianos de operação.

Entretanto, os cientistas consideram que os robôs ainda têm condições de revelar dados importantes sobre o planeta vermelho.

"Tanto no sentido literal quanto figurado, nós apenas arranhamos as colinas Columbia e estamos apenas no meio do caminho da missão [da cratera] Endurance", disse Ray Arvidson um dos cientistas da missão, referindo-se aos novos alvos dos robôs Spirit e Opportunity, respectivamente.

De acordo com Arvidson, julho será o ultimo mês em que toda equipe da missão Mars Rovers se concentrará no JPL. Os cientistas devem começar a usar teleconferência e processamento distribuído de dados --algo que deve reduzir os gastos e ajudar a levar os trabalhos adiante.

Inverno

Antes que a Nasa concorde em liberar recursos para continuar a missão, Erickson e Naderi precisam provar que os robôs terão saúde o bastante para continuarem ativos além de setembro.

De acordo com Arvidson, tanto o Spirit quanto o Opportunity continuam em boa forma, embora o tempo de operação esteja diminuindo gradualmente.

Com a proximidade do inverno, a quantidade de luz solar que os painéis dos robôs recebem para carregar as baterias tem diminuído.

O cientista ainda conta que, em cerca de 30 dias marcianos, os robôs serão colocados em um modo menos intenso de operação para poderem suportar o inverno. Além disso, os painéis solares serão direcionados para uma posição em que poderão capturar o máximo possível de energia.

"Não vamos fazer muito, apenas mantê-los vivos", disse Arvidson.

O Spirit também passará a ser colocado em modo de sono profundo durante a noite --o que envolve um maior desligamento dos instrumentos-- para poupar energia. O Opportunity já foi colocado neste modo de operação por causa de uma falha num dispositivo de aquecimento.

Caso a Nasa dê sinal verde para a continuidade da missão, os robôs devem voltar à plena operação a partir do início de 2005, assim que as condições climáticas em Marte melhorarem.

• Veja o que já foi publicado sobre a missão Mars Rovers