Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2004 - 10h50

Sonda Cassini "emerge" de trás do Sol

Publicidade

da Folha Online

A sonda Cassini, que orbita Saturno, emergiu de trás do Sol ontem, depois de permanecer em conjunção desde 5 de julho. De acordo com boletim da Nasa (agência espacial norte-americana), Cassini opera perfeitamente.

A conjunção solar ocorre quando o Sol fica entre Cassini e a Terra. Durante este período, a sonda realiza apenas algumas observações científicas limitadas e os comandos enviados da Terra são reduzidos ao mínimo.

Logo após seu trânsito atrás do Sol, Cassini enviou imagens, ainda não processadas pelos cientistas, das luas de Saturno Tétis, Réia e Iapetus.

Divulgação/Nasa
Imagens da sonda Cassini das luas de Saturno, Tétis, Réia e Iapetus, respectivamente

As imagens "cruas" podem ser vistas no endereço http://saturn.jpl.nasa.gov/multimedia/images/raw/index.cfm.

A missão Cassini-Huygens é um projeto conjunto entre as agências espaciais norte-americana, européia e italiana que custou US$ 3,3 bilhões.

Durante os quatro anos de funcionamento --em que completará 76 órbitas em torno de Saturno-- Cassini deve coletar importantes dados sobre o gigante gasoso, seus anéis e suas 31 luas conhecidas.

Em janeiro, começa a exploração de Titã, a maior lua do planeta. A sonda de superfície Huygens, construída pela ESA (Agência Espacial Européia) atravessará este curioso satélite natural, cuja composição química e física lembra a da Terra em sua infância.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a missão Cassini-Huygens
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página