Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2004 - 11h46

Administrador da Nasa promete fazer o possível para salvar Hubble

Publicidade

da France Presse, em Washington (EUA)

O diretor da Nasa (agência espacial norte-americana), Sean O'Keefe, garantiu ontem que a agência analisará todas as medidas possíveis para aumentar o tempo de vida do Hubble, mas não se comprometeu a enviar uma missão tripulada para realizar a manutenção do telescópio espacial.

A declaração de O'Keefe é uma resposta ao documento redigido por um grupo de especialistas da Academia Nacional de Ciências solicitando que "a Nasa não tome nenhuma atitude para impossibilitar o envio de uma missão de serviço de um ônibus espacial ao telescópio espacial Hubble".

O diretor da Nasa cancelou em janeiro passado uma viagem tripulada prevista para 2006 e priorizou uma missão robótica para prolongar a vida do telescópio até 2011, quando deve ser substituído por um novo observatório.

A decisão foi anunciada após a divulgação de novas recomendações de segurança para as viagens de ônibus espaciais após o acidente do Columbia, em fevereiro de 2003.

Todas as viagens de ônibus espaciais, que serão retomadas em março de 2005, serão dirigidas à ISS (Estação Espacial Internacional) para dar garantia aos astronautas de que a nave não foi danificada durante a decolagem. Com isso, caso haja algum problema, a tripulação terá a opção de se refugiar na estação.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o telescópio espacial Hubble
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página