Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2004 - 15h19

Cassini envia imagens coloridas dos anéis de Saturno

Publicidade

da Folha Online

A sonda Cassini, que orbita Saturno, enviou uma imagem colorida dos anéis do planeta, que mostram que eles são coloridos, com tons de rosa, cinza e um pouco de marrom, de acordo com os cientistas. A imagem foi registrada no dia 21 de junho, poucos dias depois de a sonda entrar na órbita do planeta.

Em sua maioria, os anéis são formados de gelo, que é branco quando puro. Pesquisadores da Nasa (agência espacial norte-americana) acreditam que as cores são indícios de que há outras substâncias nos anéis, como gelo e compostos de carbono.

As primeiras imagens detalhadas enviadas pela Cassini dos anéis eram em preto-e-branco. Outras imagens enviadas foram obtidas a partir de fotos infravermelhas.

Os sete maiores anéis são nomeados com as letras de A até G, apesar de eles não serem ordenados em ordem alfabética. A parte mais brilhante das imagens é o anel B, que tem cerca de 16 mil milhas de largura.

Variações

As variações de cores nos anéis foram previamente registradas pelo Hubble e pela sonda Voyager, que passou por Saturno em 1980 e 1981. Mas a Cassini revelou as várias distinções entre as cores dos anéis.

A missão Cassini-Huygens é um projeto conjunto entre as agências espaciais norte-americana, européia e italiana que custou US$ 3,3 bilhões.

Durante os quatro anos de funcionamento --em que completará 76 órbitas em torno de Saturno-- Cassini deve coletar importantes dados sobre o gigante gasoso, seus anéis e suas 31 luas conhecidas.

Em janeiro, começa a exploração de Titã, a maior lua do planeta. A sonda de superfície Huygens, construída pela ESA (Agência Espacial Européia) atravessará este curioso satélite natural, cuja composição química e física lembra a da Terra em sua infância.

Com Associated Press

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a sonda Cassini
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página