Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2004 - 08h24

Dinossauros podem ter sido pais dedicados, aposta estudo

Publicidade

da France Presse, em Paris (França)

A imagem dos dinossauros como seres brutos que ignoravam os mais jovens da espécie --quando não os devoravam-- está sofrendo uma revisão: fósseis encontrados no norte da China podem ser a primeira prova consistente que alguns dinossauros eram pais bastante devotados.

Foram encontrados 34 jovens Psittacosauros amontoados sob os pés de um dinossauro adulto, num espaço de apenas meio metro quadrado.

O grupo de paleontologistas chineses e americanos, liderado por David Varricchio, da Universidade do Estado de Montana, afirma que a postura de proteção do adulto é uma "evidência" de que os dinossauros se preocupavam com os mais jovens da espécie.

Erupção

Não está claro como os dinossauros morreram, embora exista a desconfiança de que foi uma morte instantânea. A causa poderia ter sido, por exemplo, a inalação de gás provocada pela erupção de um vulcão.

O Psittacosauro é um dinossauro relativamente pequeno e vegetariano que viveu entre 119 milhões e 97,5 milhões de anos atrás. Ele possuía fortes patas traseiras e pequenas patas dianteiras, o que o ajudava a se levantar à procura de alimento e fugir de seus predadores.

A criatura tinha entre 80 cm e 2 m de extensão e cerca de 1,2 m de altura, além de pesar entre 25 kg e 80 kg.

Os fósseis foram encontrados em Liaoning, no nordeste da China. O estudo foi publicado na edição de hoje da "Nature", revista britânica semanal sobre ciência.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os dinossauros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página