Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2004 - 10h53

SpaceShipOne tenta hoje vôo suborbital de US$ 10 milhões

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles (EUA)

A SpaceShipOne, primeira nave espacial privada e tripulada da história, tenta hoje pela terceira vez realizar um vôo suborbital que, se bem-sucedido, pode render ao seu fabricante o prêmio de US$ 10 milhões oferecidos pela Fundação Ansari para fomentar o turismo espacial.

A decolagem está prevista para 11h (horário de Brasília). Cerca de uma hora depois, a 15 km de altitude, a SpaceShipOne vai se separar do avião de lançamento e dará ignição em seu motor até chegar a 100 km da Terra, zona considerada a fronteira com o espaço.

Na semana passada, o piloto da nave, Mike Melwill, 62, alcançou 103 km em seu vôo, o segundo da SpaceShipOne, que foi aos céus pela primeira vez em 21 de junho passado.

Para ganhar o Prêmio Ansari X, essa nave espacial precisa conseguir realizar dois vôos suborbitais no intervalo de duas semanas e transportar, além do piloto, o peso equivalente a dois passageiros.

Ao todo, 26 equipes estão na disputa, na qual a SpaceShipOne, concebida e fabricada por Burt Rutan, se encontra em boa posição.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a SpaceShipOne
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página