Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2004 - 11h56

Descoberta possível nova espécie de macaco na África

Publicidade

da France Presse, em Paris (França)

Um símio gigante, híbrido entre gorila e chimpanzé que pertence a uma espécie desconhecida, vive no norte da República Democrática do Congo. É o que revela a revista britânica "New Scientist" que estará nas bancas neste sábado.

Uma especialista norte-americana em primatas, Shelly Williams, filiada ao Instituto Jane Goodall de Maryland, informou que no ano passado viu o animal "enorme e silencioso".

A pesquisadora está segura de que se trata de uma nova espécie, enquanto outros cientistas preferem classificá-lo como "um chimpanzé com características físicas e comportamentos incomuns".

A história narrada na revista "New Scientist" é uma nova edição da lenda que insinua a existência de estranhas criaturas em locais mais isolados do mundo, o que nunca foi comprovado.

Várias hipóteses são analisadas. Segundo alguns biólogos, o símio gigante poderia ser de uma população de chimpanzés isolados numa parcela da floresta. Outros insistem que alguns gorilas costumam apresentar características parecidas com as dos chimpanzés.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre espécies de macaco
  • Leia mais notícias no especial Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página