Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2004 - 12h24

Cientistas usam células-tronco para tratar doenças nos olhos

Publicidade

da Agência Lusa, em Washington (EUA)

Uma equipe de pesquisadores abriu caminho a novos tratamentos para doenças degenerativas dos olhos ao constatar a regeneração de células-tronco humanas transplantadas na retina de ratos.

"Transplantamos células-tronco humanas numa fase muito inicial do desenvolvimento dos animais, quando estavam ainda presentes todos os elementos nutritivos e os sinais necessários para os diferenciar", explicou Brenda Coles, colaboradora do professor Derek van der Kooy, da Universidade de Toronto, no Canadá.

"Quando os olhos dos ratos terminaram o seu desenvolvimento, as células-tronco humanas estavam vivas na retina e tinham formado células refletoras da luz e das imagens", afirmou.

Os resultados da pesquisa poderão ser aplicadas em futuros tratamentos de doenças degenerativas dos olhos, como a retinite pigmentosa ou a degenerescência macular. Mas "isso leva tempo", disse Coles.

Os pesquisadores pretendem agora saber se células da retina de ratos continuam a se regenerar quando são transplantadas em células com função foto-receptora nos animais que sofrem de doenças degenerativas dos olhos.

Os resultados do estudo foram hoje publicados pela revista da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre células-tronco
  • Leia o que já foi publicado sobre doenças nos olhos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página