Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2004 - 11h23

Putin assina adesão da Rússia ao Protocolo de Kyoto

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta sexta-feira a ratificação do Protocolo de Kyoto, que tem como objetivo reduzir o aquecimento global. A assinatura do documento por Putin abre caminho para que o tratado para a redução da emissão de gases poluentes entre em vigor a partir de 2005.

O Parlamento russo havia aprovado a ratificação do pacto ambiental no mês passado, depois de sugestão do próprio presidente.

O acordo internacional, assinado por 126 países, entra em vigor 90 dias depois que a Rússia der entrada com os documentos da ratificação nas Nações Unidas.

Para começar a valer, o Protocolo de Kyoto tinha que ser ratificado por países que respondessem por pelo menos 55% das emissões de gás carbônico (CO2) dos países industrializados.

Como os Estados Unidos decidiram em março de 2001 não ratificar o acordo, a taxa de 55% só poderia ser alcançada com a autorização de Moscou.

O protocolo prevê que os países industrializados signatários cortem as emissões de seis tipos de gases causadores do efeito estufa para que, até 2012, voltem aos níveis de 1990. Naquela época, só os EUA eram responsáveis por 36,1% das emissões desses gases-estufa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Protocolo de Kyoto
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página