Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2004 - 13h28

Cientistas ligam gene a aparecimento de câncer de próstata

da Agência Lusa, em Helsinque (Finlândia)

Uma equipe internacional de cientistas descobriu um gene cuja disfunção pode ser uma das responsáveis pelo aparecimento do câncer de próstata, tumor mais comum nos homens.

Os cientistas suspeitam que as mutações de um gene conhecido por EPHB2 podem provocar o aparecimento de células cancerígenas na região e também a sua propagação por vários órgãos do corpo, fenômeno conhecido por metástase.

Entre os pacientes com câncer de próstata examinados pelo estudo, 8% sofria disfunções deste gene, segundo o Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia, a que pertencem alguns dos cientistas que participaram do estudo. Embora pequena, a porcentagem serve como pista para os cientistas continuarem as pesquisas.

Nova técnica

A descoberta foi possível graças à aplicação de um novo método que permite identificar os genes que impedem o crescimento de células cancerígenas e as suas possíveis mutações. Desenvolvida pelos cientistas do órgão, a técnica permite explorar grande parte dos 25 mil genes do corpo humano numa só experiência.

Os pesquisadores acreditam que a disfunção de alguns genes cujo papel é assegurar o crescimento normal das células pode ser uma das causas do aparecimento de tumores no corpo humano.

Eles ainda ignoram as causas exatas do aparecimento do câncer da próstata, mas estão convencidos de que os erros genéticos no tecido do órgão durante o processo de envelhecimento são fundamentais para o seu desenvolvimento.

• Leia o que já foi publicado sobre câncer de próstata